1º Encontro Técnico / Científico da AMECH- Tema: RFID no cenário Hospitalar.Data:23/04/2015. Hospital das Clínicas da UFMG.

No dia 23 de abril de 2015, no auditório do Hospital das Clinicas da UFMG, aconteceu o 1º Encontro técnico/Científico da AMECH. Neste encontro estiveram presentes mais de 30 participantes entre profissionais das áreas de Engenharia Clinica e Hospitalar da Região metropolitana de Belo Horizonte e do interior, alem de representantes de diversos fabricantes de equipamentos biomédicos e softwares ligados à área de Engenharia Clínica.

O encontro teve início pela palavra do presidente da AMECH, o Engº Alexandre Noronha Chacon. Nesta apresentação ele descreveu todo o processo da trajetória da AMECH,   desde a sua criação, regulamentação e legalização. Segundo Chacon” Os desafios da criação e legalização da AMECH foram enormes. Segundo ele, a realização do I Simpósio de Engenharia Clínica e Hospitalar da AMECH gerou a necessidade de diversos desdobramentos tais como: Formalização e legalização do estatuto social da AMECH, sede, Conta PJ, site entre outros. Esse processo somente foi concluído pela dedicação de todos os membros da Diretoria da AMECH, alem de diversos outros profissionais que de maneira voluntária puderam contribuir com este projeto”.

Na segunda parte do encontro, ocorreu a apresentação do tema RFID no cenário Hospitalar. A apresentação foi realizada pelo Engº Henrique Carlos Bachur e por Rodrigo Horta da Empresa Registec.

“Segundo a participante Sra. Márcia Angelina que é supervisora de Engenharia Clínica no Hospital da Baleia” A utilização do RFID nos hospitais pode trazer diversos benefícios, desde a localização de equipamentos de pequeno e grande porte, até mesmo dos instrumentais cirúrgicos,mas temos que ter certa cautela quanto à possibilidade de risco de interferência do sistema nos equipamentos biomédicos.”